Os dois relatos contraditórios da Criação
Poucas pessoas percebem isso, mas a bíblia descreve dois relatos da criação. Quando ela termina um, ela simplesmente começa de novo a contar outra história!
E não é o caso que costumam dizer que uma história complemente a outra, porque ambas são bem diferentes e contraditórias.
Por exemplo...
No primeiro relato:
As plantas foram criadas antes do homem (Gênesis 1,11-13, no terceiro dia. O homem foi criado em Gênesis 1, 26, no sexto dia)
No segundo relato:
As plantas foram criadas depois do homem (O homem foi criado em Gênesis 2, 7. As plantas surgiram em Gênesis 2, 9)
No primeiro relato:
Os animais foram criados antes do homem (Gênesis 1, 25-26)
No segundo relato:
Os animais foram criados depois do homem (Gênesis 2, 18-19)
No primeiro relato:
Homem e mulher foram criados juntos (Gênesis 1, 27, primeiro os animais, depois o homem e a mulher juntos)
No segundo relato:
A mulher foi criada só depois (Gênesis 2, 20-21, primeiro o homem, depois os animais, depois a mulher)
No primeiro relato:
A criação durou sete dias (Gênesis 2, 3)
No segundo relato:
A criação durou apenas um dia (Gênesis 2, 4)
No primeiro relato:
As aves foram criadas das águas (Gênesis 1, 20-21)
No segundo relato:
As aves foram criadas da terra (Gênesis 2:19)
A bíblia relata duas histórias divergentes sobre a criação. Qualquer estudioso concorda com isso. Provavelmente foram duas historias populares que acabaram se fundindo, gerando essas contradições.
Quantas línguas haviam antes da Torre de Babel?
Existia apenas uma língua:
Gênesis 11:1 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar.
(...)
Gênesis 11:3 E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.
Gênesis 11:4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.
Existiam várias línguas:
Gênesis 10:5 Estes repartiram entre si as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações.
Gênesis 10:20 São estes os filhos de Cam, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.
Gênesis 10:31 São estes os filhos de Sem, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.
Gênesis 10:32 São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.
Moisés era manso?
Sim:
Números 12:3 Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
Não:
Números 31:14 E indignou-se Moisés contra os oficiais do exército, chefes dos milhares e chefes das centenas, que vinham do serviço da guerra,
Números 31:15 e lhes disse: Deixastes viver todas as mulheres?
Números 31:16 Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, fizeram que os filhos de Israel pecassem contra o Senhor no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do Senhor.
Números 31:17 Agora, pois, matai todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres que conheceram homem, deitando-se com ele.
Números 31:18 Mas todas as meninas, que não conheceram homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.
Como Golias morreu?
Davi o matou com uma funda:
I Samuel 17:49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.
I Samuel 17:50 Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi.
Davi o matou com uma espada:
I Samuel 17:51 Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.
Quem sabe ele tenha morrido duas vezes, né verdade?
Deus pediu por sacrifícios?
Sim:
Êxodo 10:25 Respondeu Moisés: Também tu nos tens de dar em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR, nosso Deus.
Êxodo 10:26 E também os nossos rebanhos irão conosco, nem uma unha ficará; porque deles havemos de tomar, para servir ao SENHOR, nosso Deus, e não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá.
Êxodo 20:24 Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
Na verdade,boa parte dos livros de Êxodo, Deuteronômio e Números fala exclusivamente de sangrentos sacrifícios. Não é possível entender como em outra parte da bíblia alguém negue isso, mas Jeremias diz que...
Não:
Jeremias 7:22 Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
Qual o volume do mar de fundição?
Dois mil batos:
I Reis 7:26 A grossura dele era de quatro dedos, e a sua borda, como borda de copo, como flor de lírios; comportava dois mil batos.
Três mil batos:
II Crônicas 4:5 A grossura dele era de quatro dedos, a sua borda, como borda de copo, como flor de lírios; comportava três mil batos.
A quem pertence a Terra?
A Deus:
Êxodo 19, 5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
Salmos 50, 12 Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude.
Ao Diabo:
Mateus 4, 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
Mateus 4, 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
1 João 5, 19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz do maligno.
Aos homens:
Salmos 115, 16 Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.
O morcego é uma ave?
(Lv 11:13-19) Dentre as aves, a estas abominareis, não se comerão, serão abomináveis: a águia, (...) a poupa e o morcego.
(Dt 14:13-18) Toda a ave limpa comereis. Porém estas são as que não comereis: a águia, (...) a poupa e o morcego.
Para a Biologia, apesar de voar, o morcego é um mamífero, porque mama quando pequeno.
Dezoito côvados:
1 Reis 7:15 Formou duas colunas de bronze; a altura de cada uma era de dezoito côvados, e um fio de doze côvados era a medida de sua circunferência.
Trinta e cinco côvados:
2 Crônicas 3:15 Fez também diante da sala duas colunas de trinta e cinco côvados de altura; e o capitel, sobre cada uma, de cinco côvados.
Novamente, aqui a desculpa de que "eram medidas de côvados diferentes" não cabe, pois em outras ocasiões os dois livros batem, como por exemplo, na medida das asas dos querubins:
1 Reis 6:24 Cada asa de um querubim era de cinco côvados;
2 Crônicas 3:12 Também a asa do outro querubim era de cinco côvados e tocava na outra parede; era também a outra asa igualmente de cinco côvados e estava unida à asa do outro querubim.
1 comentários:
Meu livro QUIMERA:
Uma síntese crítica das religiões mais proeminentes, com maior enfoque no cristianismo.
Quimera é um compêndio que aborda as origens e discrepâncias das religiões mais proeminentes, principalmente o cristianismo, a mais destacada de todas, com intensa análise e questionamento dos aspectos mais polêmicos e das sérias consequências na História e no caráter do homem. Quimera dá ao leitor uma visão geral das religiões, suas origens, influências, aspectos negativos e positivos, procurando manter o máximo de imparcialidade, dentro do mais estrito senso lógico possível. Esta obra literária também enfatiza e analisa muitos pontos inconsistentes e contraditórios na Bíblia.
QUIMERA no Clube de Autores
QUIMERA no AgBook
QUIMERA no Bookess
Vídeo divugação
Seja um livre pensador.
Postar um comentário